O que os idosos precisam...Opinião minha!

Na sala que eu estudo tem uma senhora de 74 anos, admiro muito ela conseguir acompanhar a maratona de aulas , eu mesma as vezes fujo... Ela não gosta muito das aulas de filosofia , que por sinal são as minhas favoritas, além de ela ter declarado tal afirmação percebi que ela sempre boicota tal aula... Ontem vi que ela estava em sala e percebi que ficou a aula inteira de bico; igual criança quando está sendo contrariada... e na primeira oportunidade questionou um exemplo que o professor deu... tal situação fez eu lembrar da minha avó que é idosa também está com 82 anos...e de alguns jovens ... a vovó não faz bico, ela é muito sábia e pé no chão ... porém quando tem uma idéia fixa na cabeça , ah isso ninguém tira, só temos que agir com PACIÊNCIA, tentar reverter a situação e ter presença de espírito para lidar com tal intempérie...
Mas acredito que ela age de uma maneira natural, de acordo com suas experiências ...
Por sua vez eu percebo que algumas pessoas que ainda não viveram metades dessas duas idosas tendem a se comportar como tal ou pior, pessoas que estão no momento de rever seus conceitos, serem mais complacentes com certas situações, estão no momento de se doarem mais do que fazer mil exigências teimam em agir ao contrário, FICANDO VERDADES NÃO VIVIDAS, JULGANDO A ESMO, TORNANDO-SE PESSOAS FECHADAS, justo no momento de se abrir ao que a vida lhes proporciona.
Porque será ao invés de nós termos paciência com os mais velhos; exigimos que eles sejam pacientes; porque será que os idosos que têm que entender que nós NÃO temos tempo para lhes dedicar, justo nós que somos jovens e temos a vida inteira e eles já estão no fim;
Passei uma semana com minha avó , fomos ao shopping e demorei uma hora para entender que ela queria uma sapatilha de pano... porque tava com pressa de resolver um problema meu lá... ela com toda calma esperou eu resolvê-lo para enfim eu parar e entender o que finalmente ela queria...
Fomos à PUKET e ela achou caríssimo uma sapatilha de meia a R$ 84 , ela estava certa... mas a convenci a comprar dizendo que a devolveria o dinheiro; pra minha surpresa ela disse: - mas esse dinheiro que eu trouxe tu que me deu, no dia das mães!
Fiquei com vergonha de mim mesma!( porque já faz um tempo que troquei os presentes por dinheiro achando que ela não se agradava de nada que eu comprava; mas na verdade o que eu deveria ter feito era isso levá-la para escolher o que realmente precisava)
Idosos precisam sim de dinheiro, mas o que eles querem é ATENÇÃO , dedicação e paciência dos familiares, até como uma forma de reconhecimento afinal NÓS que temos- em tese -a vida inteira pela frente, já eles já estão no fim dela.

3 comentários:

Coisas do Casal (Cynthia) postou o comentário número:

Nossa Elaine, parabéns pelo texto! Acho que tudo que escrevetes aqui é sim verdade, o nossos velinhos precisam muito mesmo de atenção, acho que nesta etapa da vida isso é o bem mais precioso que podemos dar a eles!

Beijos!

José William postou o comentário número:

Muito bom. Eu trabalho numa empresa de empréstimo consignado, sendo nosso maior público formado de pessoas idosas (aposentados e pensionistas do INSS), e realmente percebo uma necessidade muito grande delas de ter atenção. Eu, por ter trabalhado mais de 30 anos em instituições financeiras, aprendi que como prestador de serviços, devemos atender as pessoas como gostamos ser atendidos, por exemplo, gosto de ter muita atenção e acima de tudo respeito e clareza nas informações que me são passadas. Isso dá trabalho, requer conhecimento e consequentemente domínio no serviço prestado. Arrisco afirmar que a grande maioria das pessoas em geral, que trabalham no atendimento ao público não possui, nem faz força para aprender e assim melhorar seu serviço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...